Páginas

segunda-feira, 10 de março de 2014

O PORTA-RETRATO

Um jovem, observando a mesa de sua querida avó, teve uma ideia. Resolveu dar-lhe um lindo e caro vaso para decorar a mesa, pois a decoração era bem antiga e sua avó merecia este presente. Às vezes o jovem se incomodava com  tantas fotos espalhadas pela casa.
Decidiu retirar todos os porta-retratos da mesa, colocou-os numa gaveta e colocou o belo vaso para fazer-lhe uma surpresa. Quando sua avó chegou em casa, ele ficou olhando de longe a reação dela.
A senhora olhou, admirou o belo vaso, tocou-o, mas uma lágrima correu dos seus olhos.
O jovem sem entender, perguntou-lhe:
“ E então vó, gostou do presente?  Sua mesa estava precisando de uma decoração nova, espero que goste, é um presente meu.” - Ela então respondeu:
Gostei sim, meu querido, mas onde estão meus porta-retratos?
“Estão guardados na gaveta, faz anos que a senhora os têm, é bom mudar de vez em quando, eram muito antigos, sem contar que este vaso custou uma fortuna.” – respondeu o rapaz.
Por um instante a senhora ficou pensativa e disse: “Entendo o seu gesto, mas onde está aquele sorriso que  vejo todos os dias na sua foto de criança?   E aquela felicidade estampada no seu rosto no dia da sua formatura?
E o dia do meu casamento então, quantos anos já se passaram, mas a foto me traz viva a lembrança deste dia inesquecível, principalmente porque seu avô já partiu.”
“Sabe, meu querido neto, tenho vivido todos esses anos acumulando emoções boas e ruins, mas as boas faço questão de guardá-las e resgatá-las a cada dia, olhando minhas fotos.
E sinto-me satisfeita porque tive histórias que estão registradas e são muito importantes para mim.
Observe uma casa que não têm porta-retratos, a decoração pode ser linda, mas é um lar sem memória, sem vida, sem emoções para recordar e partilhar com os outros...E cada momento é único, nunca mais se repetirá.”
Ela então, enxugando suas lágrimas disse:
“ Tudo bem, meu querido, o seu presente é muito bonito, então vamos fazer o seguinte – ajeitarei meus porta-retratos de modo a sobrar um espaço para colocar este belo vaso e ainda colocarei flores para embelezá-lo ainda mais,,desta forma honrarei o seu presente sem apagar minhas boas lembranças, e assim a mesa ficará completa, o que acha?”
O rapaz muito envergonhado disse:“Desculpe, mas acho que sua mesa ainda não está completa,  falta
uma foto – a nossa foto!
Isso mesmo, faço questão de providenciar  agora mesmo, quero que a senhora coloque-a na mesa  como  lembrança deste belo exemplo que me deu hoje. A pessoa que não valoriza os bons momentos vividos com pessoas amadas, não pode ser feliz no futuro. Vou agora mesmo comprar-lhe mais um presente...

O  nosso porta-retrato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário